Sobre a Alimentação
Alimentos Super Premium!
Alimentação
Uma alimentação adequada é fundamental para o desenvolvimento e manutenção da saúde dos cães.
O comportamento, a capacidade de aprendizagem, a imunidade às doenças e a qualidade de vida de seu Golden Retriever serão fortemente influenciadas pela qualidade da alimentação que você lhe fornecer. Observe que a questão não é apenas saciar a fome do animal, mas suprir todas as suas necessidades nutricionais, ou seja, fornecer os “combustíveis” adequados ao funcionamento correto de seu organismo.
Principais componentes de uma boa ração
– Proteínas. São compostos de aminoácidos, alguns dos quais essenciais à vida dos cães. Insuficiência de alguns aminoácidos pode causar imunodeficiência, inibição do crescimento, perda de peso e, em casos extremos, até a morte. A percentagem recomendada de proteínas na ração é de 18% para cães adultos e de até 25% para filhotes. Cães já idosos, com mais de 10 anos de vida, podem necessitar uma quantidade menor deste nutriente uma vez que seu gasto energético também é menor.
– Gordura animal ou vegetal. É um nutriente altamente calórico e essencial, do qual se costuma abusar.
A gordura contém quase o dobro de calorias que as proteínas e os carboidratos e uma boa dieta canina prevê apenas 5% de gordura na ração. O aumento na quantidade de gorduras da alimentação ocasiona melhora na pelagem do cão, mas esse procedimento deve ser supervisionado pelo veterinário. Os fabricantes de rações preferem utilizar gordura vegetal na composição da ração devido ao seu custo menor, embora a gordura de origem animal seja mais palatável para o cão.
– Carboidratos. É o componente derivado de vegetais encontrado em menor quantidade nas rações. Cães não têm grande necessidade de carboidratos, mas como estes representam uma fonte de calorias relativamente barata, costumam fazer parte das rações.
– Associada aos componentes acima, a água é o quarto elemento fundamental na alimentação canina. Sem a quantidade adequada de água, o animal desidratará e morrer.