Sobre a Saúde Animal
Siga o programa de vacinação recomendado por um veterinário!
Saúde Animal
A saúde dos cães está associada diretamente ao perfil genético do animal e a cuidados preventivos que incluem: vacinação, boa alimentação e higiene. É também importante o aspecto psicológico do animal. Cães que recebem atenção de seu dono e se integram ao ambiente em que vivem têm menos risco de se estressar e de apresentar problemas de saúde.
Vejamos os principais cuidados a serem tomadas de forma a manter o seu cão sempre saudável.
A importância da genética
As características dos pais vão se refletir na formação do filhote. Um casal saudável, de bom porte, sem nenhum tipo de falta, com mais de dois anos de idade, com certeza tenderá a produzir bons filhotes que herdarão a maior parte dessas características positivas. Por esse motivo, é altamente recomendável solicitar ao criador para conhecer os cães que geraram o filhote. Fatores genéticos, positivos ou negativos, são carregados de pai para filho e, no segundo caso, podem causar desde um pequeno distúrbio até graves enfermidades.
Problemas mais comuns do Golden Retriever
Catarata. Ocorre em um número significativo de Goldens, muitas vezes passando despercebidas pelos donos dos animais. A remoção cirúrgica do problema é possível.
Displasia no cotovelo. É má formação do cotovelo que fica perceptível quando o cão manca ao caminhar. É um defeito hereditário e o reparo cirúrgico é possível com resultados positivos.
Estrabismo. Condição hereditária, na qual os olhos perdem o paralelismo. Geralmente é diagnosticado quando os olhos do animal lacrimejam com frequência. Uma cirurgia reparadora é possível, com boas chances de resolução do problema.
Hemofilia A. Doença hereditária grave que causa sangramentos prolongados e episódios hemorrágicos.
Displasia coxofemoral. É a doença hereditária mais comum entre os cães, principalmente os de maior porte como o Golden. Sua disseminação é causada pelo cruzamento irresponsável de cães portadores da anomalia. Esta doença se caracteriza pela má formação da articulação coxofemural, ou seja, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica. Os primeiros sintomas aparecem principalmente por volta dos 4 aos 7 meses de vida, quando o animal afetado começa a mancar e sentir dor quando anda. Além do Golden, essa doença é comum em raças grandes com Rottweillers, Pastores e Filas. Uma radiografia pode detectar a existência do problema.
Hipotireoidismo. Conjunto de sintomas decorrentes da diminuição da produção de hormônios pela glândula tireoide. Pode ser tratada com medicação diária.
Dermatite úmida. Infecção por bactérias resultante de alergia de pele.
No Golden é considerada hereditária. Osteosarcoma. Câncer de osso cuja predisposição é hereditária em raças de cães muito difundidas, como é o caso do Golden Retriever. Seu principal sintoma é a manqueira do animal, acompanhado pela dilatação e enfraquecimento dos ossos.