Sobre a Raça
Padrão
GOLDEN
RETRIEVER
O Golden Retriever é um cão alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços do Golden Retriever, este belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto para o trabalho.
História de Raça Golden Retriever
A raça Golden Retriever foi criada originalmente na Escócia, em meados do século 19. Nessa época, a caça de aves selvagens era um esporte muito popular entre os aristocratas escoceses, porém os cães que acompanhavam os caçadores durante as caçadas não eram considerados aptos para recuperar a caça abatida em água e em terra. Como o esporte era praticado em regiões pantanosas, cercadas por rios e lagos, os cães deveriam demonstrar aptidão para recuperar a caça tanto em terra quanto na água.
Com esse objetivo, os melhores spaniels e cães d’água foram cruzados com os retrievers existentes na região. Mais adiante, o resultado desses cruzamentos culminou na criação da raça Golden Retriever como conhecemos hoje. A cruza original se deu entre um retriever de cor amarela e uma fêmea do extinto Tweed Water Spaniel, que era comum naquela região. Os filhotes desse cruzamento se tornaram a base do programa de criação, que incluiu ainda outras raças durante o processo de aprimoramento genético, como o Cão D’Água de São João (raça que deu origem ao Labrador Retriever), o Setter Irlandês e outros retrievers.
A raça Golden Retriever foi finalmente reconhecida pelo Kennel Clube Inglês em 1911, com o nome de Retriever (Golden and Yellow). Quatorze anos mais tarde, a raça foi reconhecida também nos Estados Unidos.
Temperamento da Raça Golden Retriever
Desenvolvido para desempenhar funções relacionadas a atividades de caça, o Golden Retriever é um cachorro inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções. Adora a água instintivamente, devido a sua história e utilização original como recuperador de caça em ambientes aquáticos.
Considerado um cachorro extremamente inteligente e de fácil adestramento, o Golden Retriever possui faro e visão muito apurados, características que aliadas a sua notável inteliência, vontade de aprender e capacidade de concentração, o tornou apto a desempenhar outras funções além de suas atividades originais. Pode ser utilizado hoje em dia como cão farejador, de salvamento, cão guia e, é claro, cão de companhia.
Trata-se de uma raça de cachorro amável, simpática e confiante. É dócil, afetuoso e faz novas amizades com extrema facilidade. Costuma aceitar carinho de qualquer pessoa, tanto dos mais próximos à família, quanto de pessoas estranhas, o que não faz do Golden Retriever um bom cão de guarda. É um cachorro muito ativo, cheio de energia e brincalhão. Adora a companhia dos donos e são especialmente pacientes e tolerantes com as crianças. É um cão conhecido por ter um alto grau de socibilidade, e costuma se dar muito bem com outros cães e demais animais domésticos. Os filhotes da raça Golden Retriever são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos.
Padrão Golden Retriever
Padrão Golden
1 – Trufa
2 – Focinho
3 – Stop
4 – Crânio
5 – Occipital
6 – Cernelha
7 – Dorso
8 – Lombo
9 – Garupa
10 – Raiz da cauda
11 – Ísquio
12 – Coxa
13 – Perna
14 – Jarrete
15 – Metatarso
16 – Patas
17 – Joelho
18 – Linha inferior
19 – Cotovelo
20 – Linha do solo
21 – Metacarpo
22 – Carpo
23 – Antebraço
24 – Nível do esterno
25 – Braço
26 – Ponta do esterno
27 – Ponta do ombro
a – profundidade do peito
b – altura do cotovelo
a + b = altura do cão na cernelha
Aparência Geral: simétrico, balanceado, ativo, poderoso, de movimentação fluente e alegre, com a linha superior de nível, íntegro com expressão afável.
Características: obediente, inteligente, e uma vocação natural para o trabalho.
Temperamento: afável, amigo e confiante.
Cabeça e crânio: balanceada e bem cinzelada, crânio largo sem ser grosseiro, bem articulado com o pescoço, focinho poderoso largo e profundo. O comprimento do focinho é igual ao do crânio. Stop definido e trufa preta.
Olhos: inseridos bem separados, marrom-escuro, rima das pálpebras, escura.
Orelhas: tamanho moderado, inseridas quase no nível dos olhos.
Boca: maxilares fortes, com mordedura em tesoura, perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores, encaixando-se com os da mandíbula.
Pescoço: de bom comprimento, musculoso e sem barbelas.
Anteriores: membros retos, com boa ossatura, ombros bem articulados, escápulas longas, com úmeros de comprimento igual, apoiando as patas dentro da projeção vertical do corpo.
Tronco: balanceado e curto, peito profundo. Costelas bem arqueadas. Linha superior de nível.
Posteriores: lombo e membros fortes e musculosos, pernas bem constituídas e joelhos bem angulados. Jarretes bem curtos, visto por trás, retos e corretamente direcionados para frente.
Patas: redondas como as do gato.
Cauda: inserida e portada no nível do dorso, alcançando o nível dos jarretes sem enroscar na ponta
Movimentação: poderosa com boa propulsão e os membros anteriores trabalhando com os posteriores em planos paralelo. Andadura de passos largos e livres, sem indícios de movimentação com ação elevada nos anteriores.
Pelagem: dupla, reta ou ondulada, bem cheia e densa. Subpêlos resistentes à água.
strong>Cor: qualquer tonalidade de dourado ou creme, nem vermelho, nem mogno.
Talhe: altura na cernelha, para machos, de 56 a 61 cm e para fêmeas de 51 a 56 cm.
Garanta já a Hospedagem do seu
Golden Retriever
Faça parte da família Golden Joy